descobrir qual coluna está a string
lferreir1
2004-07-12 20:48:56 UTC
Salve galera,
Alguém conhece algum comando que quando quero procurar uma string em
um arquivo, ele me retorna tb o número da coluna onde começa?

valeu!
Luiz
Miranda
2004-07-13 11:40:36 UTC
Veja o exemplo :

/tmp>cat x
aba louca
saba
tchaba

iama baba
tulah sgaba

ituaba

mala

/tmp>awk '{printf"lin ->%d : col->%s\n",NR,index($0,"aba")}' < x
lin ->1 : col->1
lin ->2 : col->2
lin ->3 : col->4
lin ->4 : col->0
lin ->5 : col->7
lin ->6 : col->9
lin ->7 : col->0
lin ->8 : col->3
lin ->9 : col->0
lin ->10 : col->0

Não sei o que acontecerá no caso de mais de um casamento na mesma linha
teste aí e nos diga :o)
Post by lferreir1
[...]
perl, C etc. Quem insistir em não seguir esta regra será moderado sem
prévio aviso.
--------------------------------------------------------------------- Sair
http://www.listas-discussao.cjb.net
lferreir1
2004-07-13 14:31:29 UTC
Fala Miranda,

O resultado foi o esperado.
Fiz um teste em um arquivo, onde inserí na mão em um registro mais
uma string semelhante, e o resultado foi o nº da coluna somente do
primeiro, ignorando as demais.

Mas valeu pelo comando. Vai quebrar o meu galho, e talvez de muitos
da lista.
Fiz um scipt e incluí o ... grep ...
awk '{printf"lin ->%d : col->%s\n",NR,index($0,'$1')}' < $2 | grep -v
\>0$

Onde $1 é a string e o $2 é o nome do arquivo.

Valeu!
Luiz

escreveu
Post by lferreir1
[...]
---
Post by Miranda
Post by lferreir1
Esta lista não admite a abordagem de outras liguagens de
programação, como
Post by Miranda
Post by lferreir1
perl, C etc. Quem insistir em não seguir esta regra será moderado sem
prévio aviso.
--- Sair
Post by Miranda
Post by lferreir1